Oficina de Marketing Digital foi oferecida para empreendedores e estudantes do IFNMG Porteirinha (MG) 

por Ester Louback

Nos dias 26 e 27 de setembro, aconteceu a oficina “Culturas Alimentares Digitais: Práticas para comunicação no ambiente digital” em Porteirinha (MG). O evento foi realizado pelo grupo de pesquisa Culturas Alimentares Digitais, o qual desenvolve projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Na oficina, foi abordado o conceito e práticas do Marketing Digital para empreendedores locais, tendo como objetivo fomentar a inclusão digital para a comunidade e estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), em especial, aqueles que realizam o curso FIC – Produtor de derivados do leite com ênfase na produção de queijo.

O primeiro dia do evento foi destinado para os estudantes do curso e empreendedores na área de laticínios, em especial aos produtores associados da aproqueijo. Já no dia 27, o mini curso foi voltado para agricultores, apicultores e empreendedores em geral. 

O evento tem como objetivo ensinar como empreendedores do Norte de Minas podem se apropriar das redes sociais de forma profissional. Segundo a professora do IFNMG, Eduarda dos Santos, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem como objetivo a qualificação profissional de produtores de queijo, envolvendo desde o processo de como produzir o queijo até a etapa final de venda. Sendo assim, a realização da oficina “Culturas Alimentares Digitais” vem com uma ferramenta educativa para auxiliar na inserção desses profissionais no novo mercado de trabalho, o mercado digital

A aluna Valéria Cordeiro diz que a internet ajuda a divulgar e a agregar valor aos queijos produzidos na região de Porteirinha (MG). Ela diz que a Serra Geral tem seus produtos e suas belezas, mas muitas vezes quem trabalha com produção de queijo não sabe como pode ser simples divulgar os produtos e atrativos locais. Ela destaca que a oficina foi muito enriquecedora, pois ensina como os produtores regionais podem divulgar o seu próprio trabalho nas redes sociais, “o produtor da zona rural tem que arranjar um jeito de tirar o atravessador, os agricultores familiares tem que vender o seu próprio produto”, conclui. 

A próxima oficina ““Culturas Alimentares Digitais: Práticas para comunicação no ambiente digital”, irá acontecer em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) no dia 24 de outubro às 14h na Feira da Economia Popular Solidária, dentro do campus da Unimontes em Montes Claros (MG). O evento é gratuito e é oferecido para profissionais do âmbito rural.

Acesse neste link o formulário de inscrição.